CLIQUE AQUI e baixe a programação completa

24 de julho, segunda-feira

 

  • Manhã

 

8h30-9h

Mesa de Abertura

Profa. Flávia Lessa de Barros (Representante da Comissão Realizadora, Coordenadora do Núcleo-Rede DDAL/PPG-ECsA/ICS/UnB)

Prof. Luís Roberto Cardoso de Oliveira (Diretor do Instituto de Ciências Sociais/UnB)

Profa. Sabine Gorovitz (Assessora de Relações Internacionais/UnB)

Prof. Carlos Benedito Martins (Presidente da SBS; Departamento de Sociologia/UnB)

Profa. Nora Garita (Presidente da ALAS; Universidad de San José, Costa Rica)

 

9h-11h

Painel 1: ALAS e as encruzilhadas da Sociologia em escala global

A ALAS é a única associação internacional de Sociologia de caráter continental no planeta. Esta particularidade da ALAS se explica pelo modo peculiar como se organizou a Sociologia Latino-Americana entre as determinações nacionais, regionais e globais. Nesta perspectiva, o desenvolvimento da ALAS constitui uma agenda de reflexão importante para se pensar a formação de uma sociologia mundial não como um projeto intelectual uniforme, mas como um programa aberto a diversos sistemas continentais, regionais e nacionais que interagem dinamicamente na organização do pluralismo sociológico.

Palestrante: Prof. Paulo Henrique Martins (ex-Presidente da ALAS; Consultor do IAL/Universidade Federal de Pernambuco; Prof. Visitante do PPG-Sociologia/Universidade Federal do Ceará – BR)

Palestrante: Prof. Emir Sader (ex-Presidente da ALAS;  ex-Secretário Executivo do CLACSO; Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas/Universidade Estadual do Rio de Janeiro; -BR)

Debatedor: Prof. Carlos Benedito Martins (Presidente da SBS; Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília – BR)

Moderadora/Debatedora: Profa. Lília Tavolaro (Coordenadora do Núcleo-Rede DDAL/PPG-ECsA/ICS, Universidade de Brasília – BR)

 

Intervalo: 15 minutos

 

11h15-12h15

Painel 2: Apresentação da proposta do Congresso da ALAS no Uruguai (31º Congresso ALAS “As encruzilhadas abertas da América Latina – A Sociologia em tempos de mudança – Montevidéu, Uruguai, dezembro de 2017)

Será apresentada a convocatória do congresso, seus principais temas, eixos de discussão e aspectos da organização.

Palestrante: Profa. Ana Rivoir (Vice-Presidente da ALAS; Universidad de La República – UR)

Palestrante: Profa. Nora Garita (Presidente da ALAS; Universidad de San José – CR)

Palestrante: Prof. Alberto Riella (Representante da Comissão do Congresso ALAS 2017; Universidad de La República – UR)

Moderador/Debatedor: Prof. Joanildo Burity (Representante do Brasil no Comitê Diretor da Associação Latino-Americana de Sociologia 2016/2017; Coordenador do IAL/Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador da FUNDAJ/MEC – BR)

 

  • Tarde

 

14h15-16h30

Painel 3: Pensamento social e sociológico latino-americano – Principais legados e tendências contemporâneas em cenários de crise e mudança

São várias e diversas as contribuições do pensamento social e sociológico latino-americano para pensar os processos econômicos, políticos, sócio-culturais e históricos que marcam nossa região. Colonização, escravidão e racismo, capitalismo, desenvolvimento e dependência, autoritarismo e populismo, movimentos sociais e democratização, integração e globalização são apenas alguns dos temas e problemas comuns que mobilizaram o pensamento social latino-americano para pensar alternativas paradigmáticas e conceitos capazes de explicar e interpretar a realidade latino-americana. Atualmente alguns de seus principais legados são revisitados e revistos em um esforço por consolidar uma perspectiva latino-americanista a partir da América Latina através de novas propostas teórico-metodológicas e abordagens que dêem conta de compreender e explicar os efeitos e desafios impostos pela globalização neoliberal à região.

Palestrante: Prof. Professor Jaime Rios Burga (Universidade Nacional Mayor de San Marco – PE)

Palestrante: Prof. Alberto Bialakowsky (ex-Presidente da ALAS; Universidade de Buenos Aires – AR)

Debatedora: Profa Adelia Miglievich (Universidade Federal do Espírito Santo – BR)

Moderadora/Debatedora: Profa. Lília Tavolaro (Coordenadora do Núcleo-Rede DDAL/PPG-ECsA/ICS/Universidade de Brasília – BR)

 

Intervalo: 15 minutos

 

16h45-18h45

Painel 4: Desenvolvimento e democracia na América Latina no século XXI

Observa-se o acirramento das disputas entre significados e projetos de desenvolvimento e de democracia desde o final do século XX, sobretudo em face das mudanças nas estruturas e dinâmicas do capitalismo mundial que compreendem novos papéis e rearranjos nas relações entre Estado, sociedade e mercado. São disputas que ocorrem dentre uma ampla diversidade de atores e instituições, em escalas locais, nacionais, regionais e internacionais-globais. O caráter polissêmico e conflituoso das noções de desenvolvimento e de democracia e os dilemas que emergem em torno de possibilidades e condições de suas inter-relações são também observados nos campos da Sociologia, das Ciências Sociais e de outras áreas afins, tanto entre autores e correntes teóricas clássicas como entre autores e correntes teóricas contemporâneas.

Palestrante: Prof. Adrian Bonilla (ex-Secretário Geral do FLACSO; FLACSO-Equador)

Palestrante: Prof. Milton Vidal Rojas (Decano de Ciencias Sociales, Universidad Academia de Humanismo Cristiano – CH)

Debatedora: Profa. Anete Ivo (Universidade Católica do Salvador e Universidade Federal da Bahia; Fellow do CROP – International Social Science Council/Unesco – BR)

Moderador/Debatedor: Prof. Paulo Henrique Martins (Consultor do IAL/Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Visitante do PPG-Sociologia/Universidade Federal do Ceará, ex-Presidente da ALAS – BR)

 

Intervalo: 15 minutos

 

  • Noite

 

19h-21h

> Conferência: La sociología latinoamericana hoy – Percepción a partir de ALAS

Conferenciasta: Profa. Nora Garita (Presidente da ALAS; Universidad de Costa Rica – CR)

Moderador: Prof. Joanildo Burity (Representante do Brasil no Comitê Diretor da ALAS 2016/2017; Coordenador do IAL/UFPE, Pesquisador da FUNDAJ/MEC – BR)

 

25 de julho, terça-feira

 

  • Manhã

 

8h30-10h30

Painel 5: Estado, políticas públicas e neoliberalismo na América Latina

As esquerdas latino-americanas moldaram seus programas de resistências no século XX a partir da representação dicotômica entre sociedade civil e Estado, reproduzindo involuntariamente um marco de analise tipicamente liberal. O advento do neoliberalismo reforçou um terceiro termo, o mercado, com impactos significativos sobre os espaços e papéis da sociedade civil e do Estado, levando as esquerdas a certa perplexidade histórica que influiu sobre suas bandeiras de lutas no século XXI. Rever o programa das esquerdas e o lugar das políticas públicas neste contexto de hegemonia do mercado constitui uma tarefa importante para as forças democráticas na atualidade.

Palestrante: Profa. Andrea Carolina Jimenez Martin (Universidade Nacional da Colômbia – CO)

Palestrante: Prof. Carlos Eduardo Martins (Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia/Universidade Federal do Rio de Janeiro – BR)

Debatedor: Prof. José Vicente Tavares (ex-Presidente da ALAS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – BR)

Moderadora/Debatedora: Profa. Irlys Barreira (ex-Presidente da SBS e ex-Diretora da ALAS; Universidade Federal do Ceará – BR)

 

Intervalo: 15 minutos

 

10h45-13h

Painel 6: Cooperação internacional, integração regional e unidade latino-americana e caribenha – Experiências e desafios face à geopolítica mundial contemporânea.

Na tradição do pensamento social e político latino-americano caribenho, a ordenação sócio-político-econômico-cultural dos países latino-americanos e caribenhos, desde os primórdios das lutas de independência, no início do século XIX, em alguma medida, segundo o país, era também idealizada em escala regional, envolvendo a união dos povos americanos. Face aos atuais cenários de crise que atravessam a região, visa-se explorar as abordagens e estratégias de instituições internacionais que exercem ou buscam exercer papéis de governança regional por meio da cooperação internacional e que influenciam e coordenam processos de integração. Ao mesmo tempo, visa-se discutir os potenciais, limites e desafios de projetos políticos de desenvolvimento e integração regional em curso na América Latina e no Caribe quanto à promoção do desenvolvimento sustentável e soberano e do fortalecimento da democracia.

Palestrante: Prof. Jaime Antonio Preciado Coronado (ex-Presidente da ALAS; Universidade de Guadalajara – MX)

Palestrante: Prof. Felix Valdés Garcia (Instituto de Filosofía, La Habana – CU)

Debatedor: Prof. Wagner Iglecias (Vice-Coordenador do GT-CLACSO Integração Regional e Unidade Latino-Americana e Caribenha; PROLAM/Universidade de São Paulo – BR)

Moderador/Debatedor: Prof. Elimar Pinheiro do Nascimento (Centro de Desenvolvimento Sustentável/Universidade de Brasília – BR)

 

  • Tarde

 

14h30-17h:30

Fórum: Movimentos sociais, redes e espaços de empoderamento de sujeitos coletivos e de participação cidadã na América Latina.

Procura-se explorar a heterogeneidade de projetos políticos defendidos pelos movimentos e redes sociais na região e no Brasil e, ao mesmo tempo, as possíveis intersecções entre estes projetos em prol de uma agenda política comum face ao cenário de crises. Algumas questões norteadoras iniciais são a importância dos movimentos e redes sociais em processos de crise e mudança na América Latina e no Brasil; as contribuições dos diversos movimentos e redes sociais para a democracia e a crítica da democracia realmente existente; as estruturas e dinâmicas, os principais temas e agendas envolvendo os movimentos e redes sociais com tal propósito; as contribuições dos principais debates em curso nas Ciências Sociais no Brasil e noutros países latino-americanos para as análises sobre o papel dos movimentos e das redes sociais na democracia, bem como os desafios teóricos e metodológicos para as análises sobre os movimentos e redes sociais na atual conjuntura.  

Palestrante: Prof. Alfredo Falero (Universidad de la Republica – UR)

Palestrante: Profa. Maria da Glória Gohn (FE/Universidade Estadual de Campinas; Profa. Visitante PPG-Políticas Públicas/Universidade Federal do ABC – BR)

Palestrante: Prof. Joanildo Burity (Representante do Brasil no Comitê Diretor da ALAS 2016/2017; Coordenador do IAL/UFPE, Pesquisador da FUNDAJ/MEC – BR)

Debatedora: Profa. Mercedes Botto (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais -AR)

Moderador/Debatedor: Prof. Breno Bringel (Coordenador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina/IESP, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – BR)

 

Intervalo: 30 minutos

 

18h-20h

> Conferência de encerramento

Conferencista: Prof. Álvaro Garcia Linera (Vice-Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia)

Boas-vindas: Profa. Nora Garita (Presidente da ALAS; Universidad de San José – CR)

Boas-vindas: Profa. Márcia Abrahão Moura (Reitora da Universidade de Brasília)

Boas-vindas: José Geraldo Sousa (ex-Reitor da Universidade de Brasília; Faculdade de Direito/UnB – BR)

Moderadora: Profa. Flávia Lessa de Barros (Coordenadora do Núcleo-Rede DDAL/PPG-ECsA /ICS, Universidade de Brasília – BR)

 

Anúncios